quinta, 14 de dezembro de 2017

Notícia

Conquiste seu cliente!

Que estratégias podemos desenvolver para valorizar nosso cliente?

As empresas precisam de alguns recursos para funcionar: São recursos materiais, financeiros e humanos.  Outro recurso fundamental é o cliente. Dependendo do produto que se tenha, o cliente pode até aparecer facilmente, mas devemos estar atentos para mantê-lo fiel a nossa empresa.

O cliente é peça-chave, pois é ele que vai determinar o tamanho do nosso negócio. De nada adianta ampliar uma empresa, adquirir mais estoque ou mais equipamentos, se eu não tenho clientes para consumir estes produtos e proporcionar o retorno desejado.

Nesta coluna, vamos abordar a importância de termos estratégias para manter nossos clientes fiéis a nossa empresa.  Alguns pontos a observar:

Oferecer o que o cliente precisa: Ouça o cliente, o mercado, faça pesquisas. A empresa deve estar alinhada à vontade dos seus clientes. Muitas vezes as empresas fazer grandes mudanças, tanto em estrutura quanto em formas de atendimento, sem consultar seus clientes, e às vezes a adesão a estas mudanças não é muito boa, podendo até ser um fator de descontentamento, e fuga de clientes.

Ambiente e produtos agradáveis: Sua empresa ou seu produto precisam agradar o cliente. No caso do ambiente, ter um local aconchegante, confortável, com estrutura necessária, deixará seu consumidor bem satisfeito. Já visitei lojas onde existem espaços com sofá, tv, wifi, cafezinho, água...e até cadeira de massagem, para os clientes que aguardam atendimento. Já os produtos, se bem planejados e pensados para satisfazer as necessidades dos clientes, com certeza trazem fidelidade.

Datas comemorativas: Planeje com antecedência ações em datas especiais, para todos os clientes e também personalizadas individualmente, no caso do aniversário do cliente, por exemplo.

Fidelização: Sabemos que é importante atrair novos clientes. Mas precisamos de estratégias para fidelizá-los. Cartões desconto, promoções especiais, descontos progressivos entre outros, são formas de manter os clientes fiéis ao seu negócio.

Treine sua equipe: Com tantas estratégias, não podemos deixar de fora nossa equipe. Um bom treinamento e atualização são importantes para termos uma equipe preparada e focada em oferecer o melhor ao cliente.

Com todas estas ferramentas, um bom marketing também é importante. Em suas campanhas publicitárias não esqueça de dizer o quanto seu cliente é importante. Afinal podemos ter vários tipos de negócio, mas nenhum sobrevive sem clientes.

Boa sorte, e que você faça ótimos negócios esta semana!

Marcio Godoi

Carreira e Empreendedorismo

Formado em Administração de Empresas pela UnC - Universidade do Contestado. Possui pós-graduação em Gestão pela mesma instituição. Em sua carreira na área da administração trabalhou por 9 anos no setor público, atuando também por mais de 10 anos no setor de comércio e prestação de serviços onde atua atualmente. É professor de Administração. Na coluna Carreira e Empreendedorismo tem o objetivo de orientar profissionais, discutir e comentar assuntos relacionados ao emprego e carreira profissional.